segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nunca perca a esperança...

 

"Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu." Hebreus 10:23

Significado da palavra esperança:
1. Disposição do espírito que induz a esperar que uma coisa se há-de realizar ou suceder.
2. Expectativa.
3. Coisa que se espera.
4. Confiança.


Quando penso na palavra esperança, começo a imaginar uma porção de momentos de minha infância, algumas até bem inusitadas, pois quem nunca acreditou em seu time de futebol em uma partida, mesmo que ele estivesse levando uma goleada do adversário? Ou quem já torceu por um representante de seu país nos jogos olímpicos, mesmo ele não sendo o franco favorito ao pódio? Creio que muitos já experimentaram um pouco destes momentos. Porém, quero lhes relatar uma lembrança ímpar da minha vida. Certa vez, recebi uma promessa de meus pais, que se eu fosse aprovado de ano no colegial, eu receberia um presente especial. Eu estava desmotivado e desacreditado em meus estudos, pois o meu descaso no ano letivo havia me castigado brutalmente; eu estava pendurado em nove disciplinas!!! Eu não queria mais estudar, mas aquela promessa chamou a minha atenção; Me fez recuperar o ânimo e então decidi agarrar aquela promessa! Isto me fez esquecer o quão negligente eu tinha sido com os estudos, pois agora eu estava disposto a pegar esta oportunidade e não soltá-la, pois desta luta eu precisava sair vitorioso! Passava horas e horas diante dos livros e cadernos e sem deixar de mencionar nas madrugadas de sono que "perdi" em virtude dos estudos. Mas todo este esforço foi recompensado no final de tudo, até as professoras se admiraram com o meu empenho; e por incrível que pareça, recuperei as nove disciplinas! Mas no final de tudo, eu havia me dado por conta que tudo o que eu estava fazendo não era mais pela promessa de meus pais, mas sim, pela esperança de voltar estudar, de recuperar o tempo perdido, de dar o meu melhor e provar que eu era digno da confiança dos meus pais!
Queridos leitores, o que aconteceu comigo, talvez já tenha acontecido contigo, mesmo que a história tenha sido diferente, a lição foi a mesma. Somos movidos pela esperança e quando deixamos de confiar, deixamos de acreditar. Deus quando amou o mundo, devolveu a esperança que o ladrão da vida havia roubado; Ele enviou seu único Filho - Jesus, para morrer por cada um de nós. Este ato, por mais que muitos não entendam nos devolveu a esperança de viver.
Quando aceitamos a obra redentora de Jesus, deixamos de lado todas as coisas erradas que cometemos no passado (II Co. 5:17), Deus, como um pai amoroso que é, nos garante as suas promessas que são incomparáveis. Pois só o fato de andarmos na Sua presença, já é um grande motivo para devolver o fôlego da esperança.
Talvez você tenha passados por situações que querem roubar a tua vontade de viver, mas quero te dizer que, mesmo que não acredite na existência de Deus, saiba que Deus acredita na sua existência! Ele deu o seu melhor para todos que confiarem no seu poder; Mesmo que você esteja em uma situação difícil de escapar; quase reprovado nas "nove disciplinas da vida"; saiba que Deus fez uma grande promessa para aqueles que acreditarem na missão do seu Filho (Jo. 3.16), esta promessa foi de restaurar a esperança de sonhar e viver; e como mencionou o escritor da carta aos Hebreus, ele é FIEL em suas promessas!

P.S.:"O que aconteceu contigo, Israel???" Pra quem achou que eu tinha esquecido de mencionar o desfecho da minha história...
Meus pais cumpriram com as suas promessas! No final de tudo, eu fui recompensado com um jantar especial!

Que Deus abençoe a sua semana!